PLANO DE AULA DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA

Também a pedidos da leitora Graziele segue o plano de aula sobre direitos e deveres da criança.
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
 
A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola. A concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos

Para esta aula sugerimos que você professor/a, procure trabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado.
Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência. Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as seguindo as orientações abaixo:

Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, no quadro abaixo, a sua opinião sobre os deveres que você tem:
 
Deveres com:
 
Os colegas
A escola
A família
Você mesmo




Professor/a depois dos/as alunos/as terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma, se preferir você poderá sugerir que os/as alunos/as troquem os cadernos para um/a ler a resposta do/a outro/a.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Com esta aula, você professor/a proporcionará uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é construído a partir da voz de todos/as aqueles/as que vivenciam este espaço. Por isso, descubra o que as crianças pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula. Organize a turma em duplas e peça que conversem sobre os direitos e deveres das crianças em sala de aula. Cada dupla deverá registrar suas opiniões no próprio caderno.
Depois, abra a discussão para o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas das crianças. Siga a instrução abaixo:
Combinados da Turma
Meus direitos na sala de aula                                Meus deveres na sala de aula
 Este cartaz poderá ser fixado na parede da sala de aula e ter a assinatura de todas as crianças, firmando compromisso com o que foi escrito.
Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula professor/a você trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade das crianças. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa.
Para ter acesso a história completa, clique aqui
Professor/a faça a leitura com a turma e possibilite um tempo para que os/as alunos/as façam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as crianças sobre algumas partes da história:






Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.
 
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:


Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.
PLANO DE AULA DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA PLANO DE AULA DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA Reviewed by lindos desenhos para pintar on 16:48 Rating: 5

Nenhum comentário :

@ Copyright - www.kly.com.br. Tecnologia do Blogger.